quinta-feira, 14 de julho de 2011

CINEMA: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)




























Faltam apenas algumas horas para a pré-estreia de As Relíquias da Morte: Parte 2. Enquanto espera a sua sessão começar, seja ela hoje, amanhã, ou em algum final de semana, continue conferindo aqui no FAPBOX uma avaliação de todos os filmes da saga para terminar o último capítulo preparado para tudo de chocante que irá acontecer.

Mais um ano começa para Harry Potter na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com um novo diretor no comando da adaptação (Alfonso Cuarón lidera dessa vez) e na escola, já que o ator que interpretava Dumbledore faleceu antes mesmo da estreia do segundo filme.

Voltando para a casa dos Dursleys, Harry acaba fazendo uma tia se transformar em um balão e sair voando pelos céus de Londres. Agitado, ele pega suas malas e sai da casa de seus tios, encontrando um misterioso cão preto nas ruas. Antes que ele possa descobrir quem era o cachorro, Harry conhece o Noitebus Andante, um transporte que aparece em momentos de necessidade de um bruxo. Ao entrar no mundo da magia novamente, ele descobre que um perigoso assassino fugiu da prisão de Azkaban: Sirius Black está à solta, e dizem estar procurando por Harry.


Mesmo assim, ele volta para Hogwarts, mas descobre que está enfrentando um enorme perigo ao encontrar dementadores no trem, que são seres das trevas que podem sugar a alma de uma pessoa. Para sua sorte, o novo professor Lupin está presente no trem, salvando a vida de Harry com a magia Expecto Patronus. Ao chegar no castelo, percebe-se um clima ainda mais sombrio e misterioso do que dos outros filmes da saga, enquanto ameaças de que Black está por perto começam a aparecer, Harry descobre que ele é seu padrinho e pode ter sido quem delatou seus pais para Voldemort.

Muitas mudanças são percebidas nesse terceiro filme, não só pela mudança de diretor, mas pelo clima cada vez mais sombrio dos livros. Esse é o único capítulo em que não encontramos o Lorde Voldemort, mas nem por isso é o menos misterioso. Harry precisa enfrentar Lupin como um lobisomen, o soturno Barto Crouch Jr. e uma possível aparição de seu pai na floresta. No final, a trama resolve todas as questões de forma criativa e surpreendente, graças a Hermione e seu vira-tempo, um artefato que permite a ela voltar no tempo e assistir mais aulas, mas no final os ajuda no salvamento de Sirius Black, que seria morto por um Dementador e de Bicuço, mais um dos animais de estimação de Hagrid que também seria sacrificado injustamente graças a Draco Malfoy (Tom Felton).


Os dementadores são a maior demonstração de que a saga ficaria cada vez mais sombria a partir dali. Harry já consegue se defender com a magia do patrono ensinada por Lupin, e agora possui algum familiar para lhe defender, Sirius Black se torna um poderoso aliado a Harry, que vai precisar enfrentar o maior desafio de sua vida no quarto ano em Hogwarts, quando o Cálice de Fogo chegaria para transformar tudo.

Esse foi o longa de menor bilheteria da série, alguns dizem que é graças a utilização da música "Double Trouble" cantada pelo coro no Salão Principal, da peça MacBeth, que foi supostamente feita por bruxas e traz azar quando interpretada. Com novos ares mais sombrios na saga, o Prisioneiro de Azkaban marca a metade da saga, a partir daqui, tudo se transformaria cada vez mais com a aproximação da chegada do Lorde das Trevas, e serve de preparação para Harry, Rony e Hermione para os desafios que virão adiante.

TRAILER:
 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More