Volto com mais uma indicação de cinema aqui no FAPBOX! Indicando sempre os mais clássicos segundo minha mera opinião de cineasta. Se vocês tiverem algum filme preferido que merece uma resenha aqui no blog, é só falar nos comentários!
Algumas pessoas (inclusive membros da equipe desse blog) tem uma apreciação por certa década e suas produções culturais, sejam os anos 60, 70, 80... Enfim, todos tem sua época preferida. A minha, por mais diferente que seja, é algo localizado entre 1993 e 2004, não sei se é porque essa é a época que eu nasci, mas tenho uma grande atração por filmes, livros e músicas produzidas nesses anos, e Alta Fidelidade faz parte dessa época.
De forma simples, Alta Fidelidade pode ser classificado como uma comédia romântica, no mínimo, diferente. John Cusack é Rob Gordon, dono de uma falida loja de música que continua vendendo vinis mesmo com a chegada dos CDs. Com sua mania de fazer TOPs 10 de tudo quanto é coisa, Rob nos detalha sua fracassada vida amorosa por meio de flashbacks.
Baseado em um livro de Nick Hornby, um dos diferenciais do filme é o constante diálogo do protagonista com a câmera, uma característica bem sutil empregada no filme, que também faz brilhar a atuação de Jack Black em um de seus primeiros trabalhos no cinema como Barry, que trabalha na loja de Rob e rouba a cena com suas atitudes desrespeitosas com os clientes da loja e seu gosto tradicional para a música.
A trilha sonora é uma atração a parte, já que o filme trata do dono de uma loja de vinis que é praticamente uma enciclopédia ambulante da música pop que possui uma coleção invejável para qualquer um em seu apartamento. Contando com músicas de The Velvet Underground, Bob Dylan e Stevie Wonder, a trilha acrescenta muito ao filme.
Acompanhamos, caso a caso, os relacionamentos fracassados de Rob e seu amadurecimento durante a trama em um roteiro extremamente bem escrito, apenas mais um dos motivos pelos quais o filme merece muito ser assistido com sua atmosfera muito cult, se tornando uma homenagem à cena musical pop estabelecida no início da década, portanto, não é apenas uma comédia romântica, mesmo sendo o termo mais apropriado para classificar o filme, a não ser que existisse uma categoria de filmes chamados de comédia... Pop cult romântica. É complicado de definir, talvez seja por isso que o filme é tão bem feito.
0 comentários:
Postar um comentário