domingo, 19 de junho de 2011

OVERVIEW #02: Arquivo X

ATENÇÃO: O texto a seguir pode conter SPOILERS e estragar a surpresa de quem ainda não assistiu a série!





A busca de Mulder e Scully pela verdade segue como inspiração a todas as séries que tenham elementos de mistério e investigação na atualidade. Durante nove anos, a série evoluiu, teve momentos bons e ruins, mudou seus protagonistas e ganhou duas adaptações para o cinema. Essa semana você vai conhecer mais sobre essa série que marcou os anos 90 aqui no FAPBOX!





A série começa quando a médica Dana Scully (Gillian Anderson) é designada pelo FBI para trabalhar com Fox Mulder (David Duchovny), um investigador que tem uma fixação por buscar casos que envolvem alienígeenas, monstros e outros acontecimentos sobrenaturais, seu objetivo é encontrar sua irmã Samantha, que foi abduzida diante dele quando os dois ainda eram crianças. Dana começa a série como uma cética que está ali para desacreditar o trabalho de Fox nos Arquivos X, departamento pelo qual os dois são responsáveis. Mas com o decorrer dos anos e os acontecimentos que eles presenciam, ela começa a ver que existe algo muito maior por trás das conspirações do governo, tema que cerca toda a trama da série.





Algumas frases que apareceram durante o programa se tornaram ícones da cultura pop, como "A verdade está lá fora" (mostrada no final de cada abertura), "Não confie em ninguém" e "Eu quero acreditar". Os episódios eram divididos em duas categorias: os que representavam um avanço para a mitologia da série e os chamados fillers, que mostravam um caso isolado que, na maioria das vezes, não gerava repercussão na trama. Um dos maiores pontos positivos da série é a química existente entre o casal de protagonistas, que tem um enorme respeito pelo outro e, consequentemente, gera um romance, que fez surgir os fãs chamados de shippers, ou seja, torciam para que um relacionamento amoroso entre os dois acontecesse. Outro ponto marcante da série é sua música tema, que é utilizada pelo mundo inteiro até hoje e marcou uma geração, teve seu timbre criado por acidente quando o compositor encostou o braço no teclado em sinal de frustração pela falta de resultados.


Entre seus episódios mais polêmicos está "Home", da quarta temporada, que mostra a geração de incesto de uma família que apenas procriava entre si e, assim, criava diversas doenças e falhas em seus genes. O episódio não foi mais reprisado pelo canal Fox americano, apenas em um especial de halloween alguns anos depois.


Na pausa entre a quinta e a sexta temporada foi lançado o primeiro filme da série, intitulado "Fight The Future", ele abordava a mitologia e explicava mais sobre o "óleo negro alienígena" introduzido na temporada anterior. Alguns anos depois da conclusão do seriado foi lançado outro filme, chamado "I Want To Believe", introduzia uma trama que pode ser encaixada entre os episódios fillers e não resolvia nenhum mistério pendente. Por isso, alguns boatos dizem que um terceiro filme estaria sendo preparado para fechar as pontas soltas e finalizar a história da série, mas nada está confirmado.


Seus mistérios eram todos voltados para o governo dos EUA como pano de fundo, ainda abordando temas como paranormalidade e satanismo. Sua mistura de paranóia e horror garantiu seu sucesso pelo mundo e vários prêmios Emmy como Melhor Série Dramática durante as nove temporadas da série.
















Por ter marcado uma geração e servir de inspiração para a ficção americana até hoje, Arquivo X é obrigatória para qualquer fã de séries, mesmo com a confusão de troca de personagens principais durante as últimas temporadas, o seriado é garantia de bons roteiros e uma das mitologias mais bem desenvolvidas das últimas décadas na televisão.





LINKS SOBRE A SÉRIE


Vídeo:


Termina aqui mais um OVERVIEW. Após duas semanas com séries de mistério e suspense, devo falar sobre algo mais leve na próxima semana, o que pode incluir alguma série BEM popular aqui no Brasil. Alguém arrisca dizer qual é?
A VERDADE AINDA ESTÁ LÁ FORA

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More