domingo, 19 de junho de 2011

CINEMA: Taxi Driver (1976)

 
Faço meu retorno ao FAPBOX comentando, pela primeira vez, um clássico do cinema brilhantemente dirigido por Martin Scorcese e trazendo como protagonista um Robert DeNiro trinta anos mais jovem interpretando um veterano de guerra que decide tomar uma atitude sobre o estado de decadência da Nova York dos anos 70.

Mas vamos contar essa história com mais detalhes: DeNiro é Travis Bicke, um ex-fuzileiro naval que sofre de insônia e acaba se tornando taxista na cidade de Nova York. Em suas rondas noturnas ele encontra dos mais diversos tipos de situações, se revoltando com a situação da cidade. Uma noite, a jovem Iris (Jodie Foster) entra em seu táxi tentando fugir de um cafetão, fazendo com que Travis crie uma obsessão para salvar a jovem, mesmo com ela renegando a ideia e afirmando que estava drogada naquela noite e que seu chefe era uma pessoa bacana e confiável. 



Em seu tempo livre, Travis visita cinemas pornográficos na parte baixa da cidade, e usa o local como encontro com Betsy, que trabalha em um comitê eleitoral e se identificou com a solidão do rapaz, mas o abandona assim que chega ao local.

A transformação da personalidade de Travis é muito aparente, não só na aparência, mas em suas atitudes. Uma das cenas que envolvem esse contraste é uma das clássicas da história do cinema, onde Travis ensaia poses com suas armas diante do espelho e solta a frase: "You talkin' to me?".

E a trama do filme ainda vai mais longe: alguns críticos supõem que Travis mentiu ao dizer que era veterano de guerra por seu estilo de manejo com armas e uniformes, e dizem que ele criou essa personalidade para lidar com seus problemas pessoas e psicológicos.

O final do longa metragem também desperta diversas interpretações, marcando o personagem para sempre na história do cinema e se tornando um clássico obrigatório para qualquer fã de cinema de suspense, ação e drama. Por seu realismo quase que perturbador, o longa adquiriu diversas indicações a prêmios, incluindo 4 oscar (melhor filme, melhor ator (Robert DeNiro), melhor atriz coadjuvante (Jodie Foster) e melhor trilha sonora (Richard Herrmann)), além de vários globo de ouro, BAFTA e WGA award.

TRAILER:





2 comentários:

Fiquei morrendo de vontade de ver esse filme HAHA adorei o post Lost

Já disse que adoro filmes clássicos, né?
E quando quiser assistir Breakfast Tiffany's, me chame, please?
Ótimo post como sempre! *-*

Beijos!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More